terça-feira, 18 de março de 2014

DICIONÁRIO VIRTUAL - A COMUNICAÇÃO SEM FIM - MAFFESOLI

DICIONÁRIO VIRTUAL


TEXTO: A COMUNICAÇÃO SEM FIM, MICHEL MAFFESOLI


(Página 20, linha 30)

"Compreender é vibrar" - Vivemos na sociedade do encontro, na qual não é mais possível compreender o indivíduo de forma isolada, mas na sua interação e integração social. Desta forma, Maffesoli trata, em determinado ponto do texto, da citação feita por Heidegger. Tal fórmula explica perfeitamente a ideia de destino comum lançada pela comunicação, que por sua vez, se remete integralmente à citada forma de vibração. Assim, significa dizer que tudo se trata da manifestação da afinação compartilhada entre indivíduos, e não apenas de um, isoladamente.

(Página 24, linha 24)

"Comunicação segmentada" - Aqui trata-se de uma ideia nova de comunicação, que vem sendo utilizada de maneira mais efetiva no intuito de otimizar a relação tempo-alcance. O público de hoje tornou-se mais exigente e participativo, de maneira que a comunicação teve que moldar a forma de alcance de cada grupo, selecionando características próprias e preferências similares de cada um. Com tamanha procura, no que diz respeito a interesses e direitos, as empresas passaram a se preocupar mais em transmitir conteúdo selecionado, afim de atingir segmentos de públicos específicos.

(Página 26, linha 32)

"Comunicar por comunicar" - A princípio, tal expressão soa áspera e vazia, mas sua colocação é cheia de sentido, passando a aproximar-se do leitor quando aprofundada. Sua significação traz íntima ligação com o cotidiano, trazendo a comunicação das televisões e rádios para o dia a dia, pois comunicar vem tornando-se, cada vez mais, uma atitude de todos, nas conversas com amigos e estranhos, no simples objetivo de troca de ideias e formação de opinião. Há muito tempo, comunicar não é algo exclusivo de uma minoria detentora de dinheiro e poder, não é apenas algo que o mercado nos vende; tal ação tornou-se digna de todo aquele que vivencia momentos e deseja partilhá-los em seu meio, não precisando, para tanto, uma razão de ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário