terça-feira, 18 de março de 2014

Internet, e depois? Uma teortia crítica das novas mídias.

As distâncias intransponíveis:
O impacto causado pelas mídias tradicionais é diferente do impacto que as novas tecnologias provocam. Enquanto o rádio e a televisão faziam relação sobretudo com a vida privada, as novas mídias estão em todo lugar e isso leva a um indivíduo mais isolado.
A história da comunicação mostra que desde os primórios o homem sempre perseguiu a utopia de que cada nova tecnologia iria diminuir a defasagem de comunicação entre emissor, mensagem e receptor. Contudo as novas tecnologias não foram capazes de reverter este ruído.


Renúncia intelectual
Há uma renúncia intelectual por parte dos internautas sobre a veracidade dos fatos que são publicados na internet. Segundo Dominique Wolton depois de dois séculos de batalha sobre a liberdade de expressão, que envolve área política e jurídica para definir as regras que protegessem a informação, hoje há na internet uma livre publicação longe de qualquer regulamentação. Todas as pessoas podem alimentar a rede sem que haja qualquer tipo de controle sob a veracidade dos fatos. Os jornalistas, por exemplo, que sabem com autoridade o quanto é difícil a batalha por informação, não estabeleceram nehuma forma de cotrole para tal.

Intermediários
Com intuito de proteger os internautas Dominique Wolton relembra a figura dos inermediários para verificar o fornecimento de informações, a proteção dos direitos autorais e as inverdades publicadas. A falta de controle que foi vista como um fator democrático durante séculos por se desvincilhar das variádas formas de censura, hoje seria uma ameaça. Apenas por meio dos internautas seria possível garantir a liberdade de informação em um universo já saturado de informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário