terça-feira, 18 de março de 2014

Universidade de Fortaleza
Centro de Comunicação e Gestão
Curso Comunicação Social -  Publicidade e Propaganda
Disciplina -  Sociedade e Tecnologia de Informações
Professora – Aline Matos
Equipe: Georgia Juliana, Clivia Gomes, Marília Florêncio, Caio Monteiro, Renata Moreira.


Dicionário


TEXTO - TECNICIDADES, IDENTIDADES, ALTERIDADES: MUDAN;AS E OPACIDADES DA COMUNICAÇAO NO NOVO SÉCULO.


1.     TECNICIDADE - Referencia linha 11, página 57.

1.1.  Particularidade, qualidade ou estado do que é técnico: a tecnicidade do ensino particular. 


2.    NEOLIBERALISMO – Referencia Linha 22, página 51.

2.1.  Uma corrente de pensamento e uma ideologia, ou seja, uma forma de ver e julgar o mundo social ou um movimento intelectual organizado.


3.   MEGACORPORAÇÕES GLOBAIS - Referencia linha 22, página 52.

3.1.  São empresas a quais sua concentração econômica se traduz num poder cada dia mais inevitável à fusão dos dois componentes estratégicos, os veículos e os conteúdos com a consequente capacidade de controle da opinião pública mundial e a imposição de moldes estéticos cada dia mais ‘’baratos’’.

4.    HEGEMONIA COMUNICACIONAL – Referencia linha 18, página 53.

4.1.  Hegemonia pressupõe a conquista do consenso e da liderança cultural e político-ideológica de uma classe ou bloco de classes sobre as outras. No caso da hegemonia comunicacional é quando há liderança por meios de tecnologias.

5.    SOCIEDADE DO DESCONHECIMENTO – Referencia linha 14, página 55.

5.1.  É o não reconhecimento da pluralidade de saberes e concorrência culturais que, sendo compartilhadas pelas maiorias populares ou as minorias indígenas ou regionais, não estão sendo incorporadas/integradas como tais nem aos mapas da sociedade nem sequer aos seus sistemas educativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário